quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Júri em Jaraguá do Sul

 Réu deve cumprir pena de 24 anos

 
Por Debora Remor,
repóter do Jornal OCP de 14 de novembro de 2011
 
Morador de rua ainda aguarda o julgamento de outros dois casos de homicídio em SC

O Tribunal do Júri de Jaraguá do Sul condenou na tarde de ontem Ezequiel Oliveira dos Santos, de 41 anos, a dez anos de prisão pelo assassinato de Ernesto Felix da Silva, em janeiro de 2008. Os dois eram moradores de rua e teriam se desentendido por causa da esposa do réu. Sob o efeito de bebida alcoólica, Ezequiel teria agredido violentamente a vítima, nas proximidades da antiga Estação Ferroviária, no Centro.
Natural de Porto Alegre, Santos está no Presídio Masculino de Lages, onde já cumpre pena de 14 anos por outro homicídio e por roubo. Os advogados de defesa Daniel de Mello Massimino e Mario Cesar Felipe Filho pediram a redução da pena e desqualificação. Como o réu confessou o crime e o motivo foi defesa da honra, e não fútil, a juíza Cândida Brugnoli acatou os atenuantes. A pena inicial que era de 15 anos foi reduzida para dez anos. A defesa ainda não decidiu se vai recorrer da decisão.
Para a acusação, feita pelo Ministério Público, o crime foi de uma violência desproporcional e, através dos antecedentes, fica comprovada a conduta do réu. “A condenação é um resultado justo para banir a criminalidade em Jaraguá do Sul”, declarou o Promotor de Justiça André Teixeira Millioli.
Somadas as penas, Ezequiel Oliveira dos Santos deve cumprir 24 anos de prisão. Ele ainda aguarda o julgamento de outros casos, onde é acusado por dois homicídios em Barra Velha. Durante a leitura da sentença, a juíza Cândida Brugnoli incentivou o réu atrabalhar e ter bom comportamento, e com isso buscar a ressocialização. “Sempre há oportunidade, só depende de você.”
Entenda o caso:

Na noite de 27 de janeiro de 2008, os moradores de rua Ernesto Felix da Silva e o casal Isabel Cristina Correia da Silva e Ezequiel Oliveira dos Santos dividiam os alimentos e dormiam na antiga estação ferroviária de Jaraguá do Sul. Enquanto Ezequiel dos Santos saiu em busca de comida, Ernesto Silva teria tentado abusar de Isabel, que teve a blusa rasgada.
Ezequiel encontrou a companheira chorando e quando soube da tentativa, passou a agredir Ernesto com socos e chutes na cabeça e depois ainda desferiu uma facada na barriga da vítima. Ernesto foi levado ao Hospital com traumatismo craniano e permaneceu mais de uma semana sem identificação. Uma pessoa reconheceu a vítima e o levou para Realeza, no Paraná. Ernesto ficou morando com a irmã por dois meses e faleceu 70 dias após o crime.
Ezequiel Oliveira dos Santos foi condenado em 2009, em Lages, pelo homicídio qualificado de Deoclécio Antunes da Rosa. No ano seguinte, seria preso por roubo em Itajaí, e também condenado. Antes de vir para Jaraguá do Sul, em 2008, Ezequiel passou uma semana em Barra Velha, onde teria participado do homicídio de outros dois moradores de rua. Estes crimes ainda não foram a julgamento.

Disponível em:
http://www.ocponline.com.br/materia/editoriais/seguranca/7640-reu-deve-cumprir-pena-de-24-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário