quarta-feira, 27 de julho de 2011

Utilidade pública - Profilaxia Pós-Exposição

Por migalhas n. 2.679

Quando um médico, sem querer, pica-se durante uma cirurgia, fato que não raro acontece, e o paciente faz parte de um grupo de risco, o médico toma o coquetel anti-Aids. E isso há muitos anos acontece. Aliás, pouca gente sabe, mas quem tem acesso a isso já faz uso desse expediente sempre que se coloca em eventual risco. E isso porque a chance de eliminar o vírus, caso tome a medicação logo após (algumas horas) o contágio, é de praticamente 100%. Sobre o tema, a secretaria da saúde de SP lançou um site de orientação para o que ela chama de profilaxia pós exposição, informando onde buscar tratamento. (Clique aqui)

Disponível em: http://www3.crt.saude.sp.gov.br/profilaxia/hotsite/

PEP significa Profilaxia Pós-Exposição.
É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica.

Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário